Um convite à ação pelo desenvolvimento sustentável e pela humanidade

Pergunto-me quantas vidas teriam sido salvas se conseguíssemos reduzir o percentual de escassez de água que afeta 40% da população mundial 

  Julio César Santisteban. (Foto: Reprodução)


O Rotary dedica o mês de março a ressaltar a importância de colocar foco em um tema tão fundamental quanto é Água, Saneamento e Higiene.

Um dos grandes problemas que uma parte significativa da humanidade sofre ea carência de água limpa. No mundo, uma em cada três pessoas não tem acesso a água potável e duas em cada cinco pessoas não têm instalações básicas para lavar as mãos com água e sabão.

A pandemia de Covid-19 evidenciou a importância de um acesso adequado a isso para prevenir e conter doenças e/ou reduzir a propagação de patógenos, evitando infecções.

Pergunto-me quantas vidas teriam sido salvas e quantas crianças sobreviveriam entre as milhares que morrem todos os dias por doenças diarreicas associadas à falta de higiene, se conseguíssemos reduzir o percentual de escassez de água que afeta 40% da população mundial ou os 4 bilhões de pessoas sem acesso à serviços básicos de saneamento.

Para o Rotary, coincidindo com a Organização das Nações Unidas (ONU), é evidente que água está no epicentro do desenvolvimento socioeconômico, a energia, a produção de alimentos, os ecossistemas e a sobrevivência dos seres humanos.

Sob essa perspectiva, convido os Rotary Clubs da América Latina a tomarem consciência dessa realidade e agirem.


Julio César Silva-Santisteban Ojeda, diretor do Rotary International (Extraído da revista Rotary Brasil, de Março de 2023)

Comentários