Sobre potenciais candidatos a vereador de Trindade

Não basta apenas saber os nomes de potenciais candidatos, é preciso conhecer mais sobre aqueles que vão compor o Legislativo municipal

Ilustração com imagem do Canva


Tenho visto nas redes sociais a divulgação de listas de nomes de potenciais candidatos a vereador de Trindade nas eleições de 6 de outubro deste ano. E fica tudo por isso mesmo, só nos nomes. O que pensam sobre o exercício do mandato, a definição de trabalho como alguém eleito para fiscalizar os atos do prefeito, propor, debater e votar projetos de lei no poder Legislativo, reunindo-se cinco vezes por mês, aí se torna um mistério para o incauto eleitor.

A gente suspeita mesmo que boa parte dos potenciais candidatos às 19 vagas na Câmara Municipal de Trindade para o período de 2025-28, talvez esteja mais a par do tamanho do contracheque em questão bancado pelo distinto público pagador de impostos da Capital da Fé, na quantidade de pessoas que, sendo eleito, terá influência para indicar como futuros comissionados e talvez até enxergando oportunidades de negócios.

Cuidar de temas ligados à cidade parece ser coisa chata demais da conta. Ocupação de calçadas pelos bares, restaurantes e comércio em geral; cobrar mais e melhores serviços assistenciais às pessoas mais vulneráveis; trabalhar para que o serviço público de Saúde atenda bem a todas as pessoas que precisam de tratamento médico e odontológico nas várias especialidades; ajudar para que o serviço público de Educação efetivamente atenda os anseios e necessidades das famílias que demandam por vagas desde o maternal até a conclusão do ensino fundamental; o cuidado com o meio ambiente; o incentivo, com recursos orçamentários, para atividades culturais e esportivas; a definição de uma política com início, meio e fim na área do turismo, dentre outros temas relevantes para o município, parece ser algo muito maçante e pouca gente se informa, passa a conhecer para depois emitir opinião e atuar nessas pautas. Na vida real, tem vereador que se preocupa mais com assuntos nacionais do que com temas do município.

Mas, por outro lado, o que se tem por agora. Seria interessante também que “sua excelência, o eleitor” buscasse mais informações a respeito daquela pessoa na qual pensa em votar e apoiar, seja para vereador, vice e prefeito. Não é lá algo, digamos, muito fácil de se fazer no dia a dia, porém conversar, dialogar com futuros representantes, no mínimo, é um exercício que fortalece a democracia. Resumindo para finalizar, não basta apenas saber os nomes de potenciais candidatos, é preciso conhecer aqueles homens e mulheres que serão alçados pelo voto popular a postos importantes de comando, liderança e representação política de uma cidade do porte de Trindade. Taí algo pelo qual vale a pena se empenhar. E tenho dito!


Comentários

Anônimo disse…
O meu candidato me representará na Câmara Municipal de TRINDADE.
Anônimo disse…
Excelente reflexão meu caro, realmente é lamentável perceber que muitos potenciais candidatos só se interessam mesmo pelo salário, e não buscam sequer entender qual seria o papel do vereador, para que caso seja eleito, faça jus ao salário pretendido. Por outro lado, muitos eleitores não se preocupam com o valor imensurável do seu voto.