Dia do Professor e da Professora: entre desafios e esperanças, seguimos firmes na missão de educar
Ensinar é Resistir: A força e o compromisso dos educadores que, enfrentando a desvalorização, transformam vidas e sustentam o futuro do país
![]() |
Alaor Dorneles: Ensinar é resistir. (Foto: Reprodução) |
ARTIGO | Alaôr Dorneles é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Goiânia (SINTEGO - Regional Trindade)
Ser professor e professora, hoje, é um ato de coragem. Em tempos de transformações profundas, em que a tecnologia redefine formas de aprender e ensinar, em que a desvalorização e o desrespeito às vezes tentam abafar o brilho da nossa profissão, é preciso ter mais do que vocação — é preciso ter compromisso, amor e resistência.
A educação, que sempre foi o alicerce de uma sociedade justa e democrática, tem enfrentado grandes desafios. A sobrecarga de trabalho, a defasagem salarial, as estruturas precárias e a falta de reconhecimento ainda marcam a realidade de muitos profissionais da rede pública. Mesmo assim, nas salas de aula — sejam físicas ou virtuais — os professores continuam transformando vidas, semeando sonhos e formando cidadãos críticos e conscientes.
Ser educador/a é acreditar que, apesar das dificuldades, o conhecimento é libertador. É enxergar possibilidades onde muitos veem limites. É renovar-se a cada dia, diante de alunos que nos ensinam tanto quanto aprendem. É entender que cada gesto, cada palavra, cada lição ultrapassa o quadro e o livro, e ecoa na vida das pessoas.
Neste Dia do Professor e da Professora, a Direção do SINTEGO - Regional Trindade presta sua mais sincera homenagem a todos os educadores e educadoras que, com coragem e sensibilidade, continuam firmes na defesa da escola pública, gratuita, laica e de qualidade. Reconhecemos em cada professor e professora a força que sustenta o futuro. E reafirmamos nosso compromisso de luta por melhores condições de trabalho, valorização profissional e respeito à educação como direito de todos e dever do Estado.
Que este dia seja de celebração, mas também de reflexão e união. Porque ensinar é resistir. E resistir é, sobretudo, acreditar que a educação transforma o mundo.
Parabéns, professores e professoras! Vocês são o coração pulsante da nossa sociedade.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.