A Metodologia da Torneira – Simplificando a Gestão Financeira para PMEs

O guia prático e acessível que transforma a organização financeira e fornece as respostas cruciais para o sucesso e o lucro operacional do seu negócio

Marco Massarani fala sobre a Metodologia da Torneira. (Foto: Divulgação)


ARTIGO | Marco Massarani é economista e consultor empresarial e financeiro

Se você é empresário ou gestor de uma micro, pequena ou média empresa, certamente já se deparou com a complexidade de transformar dados brutos em decisões financeiras estratégicas. No livro “Descomplicando a Gestão Financeira Empresarial”, apresentamos uma solução prática e acessível baseada em indicadores: a Metodologia da Torneira.

Com mais de 30 anos de atuação como Consultor Financeiro e Conselheiro Empresarial, graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), conseguimos desenvolver uma metodologia capaz de simplificar conceitos complexos e oferecer soluções eficazes. No caso, estamos falando de um guia prático pelo qual você terá a empresa nas mãos em pouco tempo, apenas com organização e disciplina.

O Princípio da Torneira: Controle total sobre o caixa

A Metodologia da Torneira foi desenvolvida especificamente para a gestão operacional, financeira e econômica de pequenas e médias empresas.

Seu princípio fundamental reside na medição obrigatória de todas as entradas e saídas financeiras realizadas diariamente na empresa. Para visualização, a metodologia propõe que se imagine uma torneira instalada na tesouraria (o "caixa") da empresa. Todos os lançamentos devem, obrigatoriamente, passar por essa torneira.

Ao passar por este ponto de controle, o movimento financeiro deixa um filtro de cinco informações fundamentais, que são os insumos necessários para a construção dos painéis de resultados operacionais, financeiros e econômicos.

Os 5 filtros essenciais para o controle diário

Para aplicar a Metodologia da Torneira, o gestor precisa responder a cinco perguntas básicas a cada lançamento, garantindo que o movimento de entrada ou saída seja totalmente rastreável e analisável:

1. Qual a data do movimento financeiro?

◦ Esta data é o momento em que o movimento, seja no caixa ou no banco, efetivamente aconteceu, e não a data de previsão de recebimento ou pagamento.

2. Trata-se de uma entrada ou saída?

◦ Esta informação demonstra se a movimentação aumenta (+) ou diminui (-) a disponibilidade financeira.

3. Qual o nome do lançamento?

◦ Permite a identificação do lançamento por meio do Plano de Contas Gerencial. Isso possibilita a agregação de diversos movimentos individuais para análise e o cálculo da incidência percentual da despesa ou receita em comparação com o faturamento global.

4. Qual o valor do lançamento?

◦ Refere-se ao valor exato da transação, sendo crucial para o fechamento diário do caixa (conciliação).

5. De onde vem ou para onde vai o lançamento?

◦ Identifica qual conta da empresa será afetada pelo movimento, como o "banco A" ou "banco B", ou se foi em cheque/dinheiro no caixa físico.

A partir da movimentação de entrada e saída e do fechamento diário e obrigatório das contas, a metodologia permite obter diversas informações cruciais, muitas vezes ignoradas por 100% dos empresários e gestores financeiros.

As respostas cruciais que a torneira oferece

Ao implementar essa organização operacional e financeira, sem a necessidade de grandes investimentos, o gestor pode responder a indagações que definem o sucesso de um negócio:

• Saber se a empresa está gerando lucro ou prejuízo operacional.

• Entender o que foi feito do recurso financeiro que passou pelo caixa da empresa.

• Conhecer o valor atual da empresa.

• Determinar o resultado econômico da empresa.

• Calcular quanto é necessário vender para ficar no "zero a zero" (ponto de equilíbrio).

• Definir por quanto se deve vender os produtos para obter o lucro esperado.

Vale notar que, com a aplicação desta metodologia, valorizando a prática empresarial em detrimento de teorias complexas, o gestor consegue conduzir o negócio rumo ao sucesso. Além disso, a Metodologia da Torneira se tornou ainda mais acessível graças às ferramentas digitais e consultorias remotas, sendo possível a implementação e o uso de qualquer lugar, inclusive pelo celular.


NOTA: Artigos publicados neste espaço trazem ideias e opiniões de quem os assinam e não do titular deste blog.

Comentários