Domínio Total do Negócio: A metodologia que transforma o fluxo de caixa em controle e lucratividade
O Fim da Incerteza: Descubra como a disciplina de registrar cada entrada e saída de dinheiro coloca sua empresa ‘nas suas mãos’ em pouco tempo
![]() |
A obra e o autor: Economista descomplica gestão. (Fotos: Divulgação) |
ARTIGO | MARCO MASSARANI é economista, consultor empresarial e financeiro
Na reflexão que fazemos no livro "Descomplicando a Gestão Financeira Empresarial," apresentamos a Metodologia da Torneira como uma abordagem fundamental para se obter o real controle da situação dos negócios. Esta metodologia, desenvolvida a partir de trabalhos realizados em pequenas e médias empresas, baseia-se no princípio básico da medição de todas as entradas e saídas de dinheiro que ocorrem diariamente na empresa.
A importância de controlar rigorosamente o fluxo de entrada e saída de dinheiro reside no fato de que essa disciplina é o alicerce para uma gestão financeira, operacional e econômica eficiente. Vejamos em mais detalhes o que esse cuidado gerencial, digamos assim, pode revelar ao dono do negócio.
O Fluxo de Caixa como Centro de Controle
A Metodologia da Torneira funciona como se uma "torneira" ou caixa (tesouraria) seja instalada na empresa, e todos os lançamentos de entrada e saída devem, obrigatoriamente, passar por ela. Abaixo o diagrama da metodologia ilustra o Fluxo de Caixa no centro de todas as operações, interligado a compras, vendas, contas a pagar e a receber, pagamentos e recebimentos diversos.
Para garantir o controle efetivo, o registro de cada movimento de entrada e saída deve fornecer cinco informações fundamentais:
1. Qual a data do movimento financeiro? Define a data em que o movimento ocorreu, refletindo a movimentação do banco ou do caixa.
2. Trata-se de uma entrada ou saída? Demonstra se o movimento aumenta (+) ou diminui (-) a disponibilidade financeira, ou seja, se será somado ou subtraído do saldo disponível.
3. Qual o nome do lançamento? Permite identificar e agregar os movimentos individuais para análise percentual de incidência da despesa ou receita em comparação com o faturamento global.
4. Qual o valor do lançamento? Diz respeito ao "valor exato" da entrada ou saída, utilizado para o fechamento diário do caixa (conciliação), obtendo o saldo atual.
5. De onde vem ou para onde vai o lançamento? Permite identificar quais contas da empresa serão afetadas pelo movimento (ex: banco, cheque, dinheiro, caixa físico).
O Controle como Ferramenta de Decisão Estratégica
A partir da movimentação de entrada e saída e do fechamento diário obrigatório das contas, a empresa obtém diversas informações que servem de insumos para responder às investigações cruciais que preocupam 100% dos empresários e gestores financeiros.
O controle rigoroso do fluxo de dinheiro permite que o gestor tenha dados tangíveis para tomar decisões estratégicas. Entre as respostas obtidas estão:
• Se a empresa está gerando lucro ou prejuízo operacional.
• Como o recurso financeiro que passou no caixa da empresa foi utilizado.
• Qual o resultado econômico da empresa.
• Quanto é necessário vender para atingir o "zero a zero" (ponto de equilíbrio).
• Por quanto se deve vender os produtos para obter o lucro esperado.
Ao simplificar a gestão e focar no acompanhamento consistente das entradas e saídas de caixa, o empresário consegue fazer um diagnóstico claro e embasado da saúde financeira do negócio. A obra demonstra que, com uma simples organização operacional e financeira e disciplina, é possível ter a empresa "nas suas mãos" em pouco tempo e sem a necessidade de grandes investimentos.
A Metodologia da Torneira demonstra que o controle financeiro é totalmente acessível e que o real domínio da situação dos negócios não requer investimentos massivos, mas sim simples organização operacional e financeira e muita disciplina. O objetivo desta abordagem é permitir que o gestor, vale reforçar, tenha a empresa em suas mãos em pouco tempo, tomando decisões estratégicas embasadas em dados tangíveis obtidos por meio da medição diária das entradas e saídas de caixa.
Em suma, para aqueles empreendedores que valorizam a prática empresarial sobre teorias complexas e buscam um guia prático para uma gestão mais eficiente e eficaz, acreditamos firmemente que descomplicar a gestão financeira é uma excelente ideia e a metodologia da Torneira um poderoso instrumento de trabalho.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.