Câmara de Trindade quer antecipar a eleição para a Mesa Diretora

Alterações na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno do Legislativo já estão tramitando na casa



Seguindo o que fizeram os vereadores de Goiânia e de Aparecida de Goiânia que anteciparam as eleições para as respectivas Mesas Diretoras, abrindo oportunidade das candidaturas dos atuais dirigentes, garantindo a eles melhores condições de disputa e vitórias, viabilizando a permanência nos postos de comando pelos quatro anos das atuais legislaturas, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Trindade, da segunda-feira (8), começou a tramitar a Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) n° 1, que trata de alterações na redação do Artigo 13 da Lei Orgânica do Município (LOM), bem como o Projeto de Resolução n° 2, que propõe alteração na redação de Regimento Interno (Resolução n° 3/2019) da Casa.

As eleições para a escolha dos dirigentes da Câmara Municipal têm sido realizadas, normalmente, entre os dias 10 e 15 de dezembro do ano que antecede o vencimento dos mandatos dos integrantes da Mesa Diretora, hoje composta pelos vereadores Weslley Bueno da Silveira, o Cabeção (Patriota), presidente; Maurinho de Paula (DEM), vice-presidente; Johnatan Reis (DEM), primeiro-secretário e tesoureiro; Márcia Josefa (PTB), segunda secretária. Se mantidas fossem as mesmas condições, apenas em dezembro do ano que vem este assunto viraria pauta no Legislativo da “Capital da Fé”.

Aprovando-se as alterações agora em tramitação no plenário Hilton Monteiro da Rocha, ficará viabilizada a antecipação das eleições e, na prática, estará aberto o caminho para garantir quatro anos dos atuais membros dirigentes do Legislativo trindadense, cujos mandatos na Mesa Diretora terminarão em 31 de dezembro de 2022. Para se aprovar mudanças na Lei Orgânica do Município (LOM) são necessários dois terços dos votos (13) em dois turnos de votação. Isso não parece nada impossível. Por enquanto, não se percebe nenhuma reação no colegiado formado pelos atuais 19 vereadores que seja capaz de contrastar a visibilidade do quadro deste momento. Dito de outro, Weslley Bueno, o Cabeção, bem como seus apoiadores, têm céu de brigadeiro hoje em dia.


Comentários