Dia de Finados em Trindade

A véspera de Finados já provocou intensa movimentação nos cemitérios

Portão principal do Cemitério Municipal de Trindade.


Nesta terça-feira (2) será feriado pelo Dia de Finados, quando as pessoas costumam reverenciar os mortos de todas as famílias, fazendo memória de parentes e amigos que faleceram. O dia é, portanto, de intensa movimentação nos cemitérios. Na tarde desta segunda-feira (1), véspera do feriado, visitamos o Cemitério Municipal de Trindade e verificamos por lá muita gente cuidando dos túmulos e jazigos, numa preparação para as visitas que certamente irão acontecer logo no início do próximo dia. Havia quem aproveitasse para visitar as sepultaras de amigos e familiares, evitando o maior fluxo de pessoas na terça-feira.

A Prefeitura, nessas ocasiões, sempre dá uma melhorada no aspecto geral do Campo Santo, pintando muros, portão principal, e agora até reformou a Capela do local, enquanto o pessoal das floriculturas já instalaram suas barracas nas cercanias do local. O Dia de Finados é também um momento muito propício para se refletir sobre a vida, a respeito do estilo de vida que se está levando, cultivando, principalmente nos últimos tempos em que as pessoas estão numa correria cada vez mais intensa em busca de bens materiais, sobretudo, enquanto nossa existência segue sendo bastante efêmera. Ainda que se considere aquela máxima “o essencial é invisível aos olhos”, muita gente permanece apegada demais ao ter, possuir, só que da terra nada levamos, pois afinal, “tudo é do Pai”.

Conversamos com o Padre João Otávio, Missionário Redentorista, responsável pelo Igreja do Santíssimo Redentor, no setor Ana Rosa, a respeito do significado e importância desta data. O sacerdote católico pontuou que este “é um dia de fazer memória dos parentes e amigos que partiram desse mundo”, mas o líder religioso salientou ainda que também é “tempo de pedir a Deus a graça da conversão e da santidade”. A seguir, leia a íntegra da mensagem do Padre João Otávio.

Mensagem

O significado de finados para quem crê na vida eterna é um dia de fazer a memória dos parentes e amigos que partiram desse mundo. Ao mesmo tempo pedir a Deus a Graça da conversão e da Santidade. Temos a certeza de que a eternidade é o nosso lugar no futuro. Não sabemos quando. Pode ser em breve ou não. Deus na sua Misericórdia sabe quando. Essa é a fé do Cristão. A Morte para quem crê na Ressurreição está ligada ao Mistério da Redenção, a Cruz de Cristo e a nossa cruz de cada dia. É Jesus que disse aos discípulos: "Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá." (Jo 11, 25-26). Muitas pessoas vão ao cemitério e rezam pelos seus parentes e amigos. Outros, mesmo à distância, fazem preces e acendem velas acreditando que a luz representando a vida eterna seja o sinal de que estão no Céu juntos de Deus, na Alegria Plena. Um bom dia de Finados! (Pe. João Otávio)




Celebrações

Padre João Bosco de Deus, Pároco da Paróquia do Divino Pai Eterno, divulgou os horários de celebrações que serão realizadas na Capela no Cemitério Municipal de Trindade, nesta terça-feira (2), Dia de Finados. Tome nota! Haverá celebrações às 8h, 10h, 14 e 16h. Na Igreja Matriz de Trindade, as celebrações serão realizadas às 7h e às 19h.

Na Igreja do Santíssimo Redentor, no setor Ana Rosa, Padre João Otávio informa que haverá celebração, às 9h, nesta terça-feira.


Comentários