Weslley Cabeção chama empresa de “Destruidora Central do Brasil”

Presidente da Câmara responsabiliza empresa por buracos nas ruas e garante que o prefeito não tem culpa

Ruas e avenidas da Região Leste. (Fotos: Ana Carvalho)



“Os transtornos passam, os benefícios ficam”, foi o slogan da Prefeitura de Goiânia, sob a gestão do prefeito Iris Rezende (MDB), ali pelo ano de 2005, período de muitas obras espalhadas por ruas e avenidas da capital goiana, interferindo no dia a dia da população, irritando, não raras vezes, os motoristas que transitavam pela cidade em obras. Naquele período choveram críticas à administração municipal, como ocorre nestas circunstâncias.

Algo parecido está acontecendo em Trindade, em bairros da região leste do município, onde estão em andamento a construção de redes de esgotos provocando uma buraqueira terrível nas ruas. O assunto foi parar na tribuna da Câmara Municipal (assista ao vídeo após este texto), na sessão da segunda-feira (8), em pronunciamento do vereador e presidente daquela Casa, Weslley Silveira Bueno, o Cabeção (Patriota). A fala do presidente durou ao redor de 15 minutos e 20 segundos e o alvo da irritação do parlamentar foram os estragos provocados nas ruas de bairros da região Leste produzidos pela empresa que está construindo a rede de esgoto naquela localidade.

Vale lembrar que a ex-vereadora Ana Carvalho divulgou recentemente diversos vídeos e fotos em seus perfis nas redes sociais mostrando buracos em ruas e avenidas nos bairros da região Leste, muitos deles que até dificultam a entrada dos moradores em suas casas, a bordo de seus carros, por causa da buraqueira. A situação é complicada mesmo. E a população, seus representantes, têm todo o direito de reclamar sim e a cobrança vai mesmo ser endereçada aos políticos, principalmente vereadores e prefeito.

Mas voltemos à sessão na Câmara de Trindade. O presidente Weslley Cabeção na tribuna qualificou a empresa como “carniça”, “lambança”, “Destruidora Central do Brasil”, “desgraça” e por aí foi a conversa do político que responsabilizou a contratada pela situação horrível de ruas e avenidas esburacadas, quase jurando que “não é culpa do prefeito”, tampouco dos vereadores. O chefe do Legislativo trindadense afirmou que a empresa “esperou começar a chover” para iniciar as obras e “está acabando com a cidade”. Realmente, a engenharia civil ainda não criou uma forma de construir rede de esgoto sem fazer buracos.

Todavia, digamos assim, quem é o dono da obra, aquele que contratou o serviço? Claro, a Prefeitura. Então o prefeito, o secretário de Infraestrutura, seja lá quem for dentro da atual gestão deve prestar atenção neste aspecto, precisa acompanhar a realização dos trabalhos. Será que a empresa ficou mesmo esperando começar o período de chuvas para fazer os buracos da rede de esgoto? A Prefeitura tem que agir, cobrar a qualidade dos serviços contratados e pagos com recursos públicos. Se estão esburacando ruas e avenidas e as deixando sem asfalto bem-feito, a Prefeitura tem a obrigação de acionar a contratada. Não é tão difícil de entender isso.

Os operários cortam o asfalto, fazem as valetas, instalam as manilhas, jogam a terra de volta, tapam os buracos, é feita a pavimentação asfáltica. Bom demais. Aí vem a chuva e leva tudo embora e fica por isso mesmo? Claro que não, uai. Assim não pode ficar! Neste momento, alguém da Prefeitura tem que acionar a empresa que precisa consertar o estrago. Qualquer coisa fora disso é passar pano numa situação em que alguém não está cumprindo bem o seu papel. Simples assim. Afinal de contas, o ideal é que os empreiteiros (os caras das empresas) e os excelentíssimos (políticos) trabalhem afinados minimizando os transtornos e maximizando os benefícios em favor da população ou distinto público pagador de impostos. É isso aí.




Comentários