Grupo de ciclistas fará “Cicloromaria”, de Itabuna-BA a Trindade-GO

Os romeiros sobre duas rodas vão iniciar a jornada no sábado (18) e devem percorrer 1.527 Km em 12 dias pedalando

"Cicloromeiros" de Itabuna-BA. (Foto: Reprodução)


Um grupo de ciclistas formado por sete valentes amantes do pedal, sendo duas mulheres e cinco homens, vai pegar a estrada em suas bikes, lá em Itabuna, no Sul da Bahia, rumo à Trindade (GO), no que estão chamado de “Cicloromaria de Trindade”. A partida será no próximo sábado (18) e a chegada à “Capital da Fé”, no “Coração do Brasil”, está prevista para a quarta-feira (29/6), quando deverão ter percorrido 1.527 Km por 12 dias seguidos pedalando e passando por, pelo menos, 12 cidades, tais como Itapetinga, Vitória da Conquista, Brumado, Caetité, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria, Posto Nova Itália, Vila Boa, Sobradinho, Abadiânia e Trindade, claro. Veja a seguir o plano de viagem desses fervorosos ciclistas católicos:

Dia 1 – Sábado (18/6), de Itabuna a Itapetinga: 141,4 km;
Dia 2 – Domingo (19/6), de Itapetinga a Conquista: 99,6 km;
Dia 3 – Segunda-feira (20/6), de Conquista a Brumado: 137,2 km;
Dia 4 – Terça-feira (21/6), Brumado a Caetité: 100,4 km;
Dia 5 – Quarta-feira (22/6), de Caetité a Bom Jesus da Lapa: 142,2 km;
Dia 6 – Quinta-feira (23/6), de Bom Jesus da Lapa a Santa Maria da Vitória: 92,7 km;
Dia 7 – Sexta-feira (24/6), Santa Maria da Vitória a Posto Nova Itália: 145,8 km;
Dia 8 – Sábado (25/6), de Posto Nova Itália a Alvorada do Norte: 182,4 km;
Dia 9 – Domingo (26/6), de Alvorada do Norte a Vila Boa: 92,7 km;
Dia 10 – Segunda-feira (27/6), Vila Boa a Sobradinho: 144,5 km;
Dia 11 – Terça-feira (28/6), de Sobradinho a Abadiânia: 136 km;
Dia 12 – Quarta-feira (29/6), Abadiânia a Trindade: 112,1 km.

Vale dizer que os ciclistas já têm experiência em aventuras do tipo romaria sobre duas rodas. Em outubro de 2019, cinco pessoas pegaram suas bikes e viajaram de Itabuna até Aparecida do Norte, em São Paulo. Pedalaram então durante 11 dias cortando estradas no Sul da Bahia, passando pelo Norte de Minas Gerais, cruzando o Rio de Janeiro até chegar ao destino, um dos locais mais visitados pelos católicos do país. Naquela época, segundo nos contou Ana Salles, uma das integrantes do grupo, começaram a alimentar a ideia de cometer outras aventuras semelhantes. Passada a pandemia da Covid-19, eis que chegou o momento dos bravos amantes do pedal realizarem uma nova façanha e dessa vez o destino é Trindade, em plena Romaria do Divino Pai Eterno, que acontece de 24 de junho a 3 de julho deste ano.

E se você, internauta, pensa que o grupo é formado somente por jovens irrequietos, vamos logo mostrando que a galera aí é formada por ciclistas com idades entre 36 a 76 anos. Fazem parte do grupo o Limoeiro (76), Dinarte (69), Quitéria (51), Simone (36), Moisés (55), Fabio (51) e Ana Salles (56). Importante mencionar que a Ana garante que o pessoal está bem preparado, inclusive aqueles com mais idade, mais experientes. “Temos dois idosos que estão melhor que muitos garotos”, informa.

E o grupo viajará com as bênçãos do bispo diocesano de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, que assinou, na sexta-feira (10/6), Carta de Recomendação aos ciclistas e romeiros. “Venho por meio desta apresentar católicos da nossa Diocese de Itabuna-BA que estarão participando de uma Cicloromaria (saindo de Itabuna-BA no dia 15/6 até Trindade-GO), para que caso necessitem de alguma ajuda nas paróquias por onde passarem, saibam que são pessoas católicas e sejam recebidas sem receios”, escreve.

Vamos então acompanhar a jornada desses bravos ciclistas baianos que e atualizando as informações sobre a viagem. Que o Divino Pai Eterno abençoe, proteja e guie a todos os romeiros, especialmente esses viajantes que escolherem vir à Trindade sobre suas bikes.


Comentários

Anônimo disse…
Obrigada meu querido pela bela divulgação desta cicloromaria!
Anônimo disse…
A idade de Fábio está errada ele tem 51 anos e a mensagem do bispo a data de saída está errada a saida é 18/06 e não 15/06