Saneago prevê normalidade no abastecimento de água em Trindade na Romaria

A empresa tomou medidas como o combate à perda de água, aumentou a capacidade de armazenamento e interligou sistemas para garantir a continuidade do abastecimento

Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade.


Quando se trata da realização de um evento da magnitude da Romaria do Divino Pai Eterno que a partir de amanhã, sexta-feira (24) até o domingo (3/07), estará em cartaz em Trindade (GO), na região metropolitana de Goiânia, a capital goiana, a logística necessária para que tudo ocorra da melhor maneira, é gigantesca. E vale a máxima de que “uma andorinha só não faz verão”. Realmente, aqui é necessário que haja uma forte sinergia entre órgãos do município, do governo estadual e, claro, com a participação também da Igreja Católica.

Afinal de contas, a Festa de Trindade é um fenômeno social e religioso que atrai multidões para uma cidade que normalmente conta com a população de alguma coisa em torno de 132 mil habitantes. Ao longo de dez de duração da Romaria, a chamada “Capital da Fé” recebe a visita de milhões de pessoas que demandam por energia elétrica, água, saneamento, serviços, segurança, saúde, enfim, requer a união de esforços estruturais para bem receber e acolher os romeiros que vêm aqui professar sua fé no Divino Pai Eterno.

Item indispensável no dia a dia, a água é uma preocupação constante de todos. Imagine o caos que seria a falta deste líquido da vida durante um grande evento assim feito a Romaria. Nem é bom pensar. Considerando então a importância deste serviço, fizemos contato com a Saneago em busca de informações sobre as medidas que a empresa adotou para que o abastecimento de água permaneça normal em Trindade durante a Romaria.

Em nota a Saneago nos contou que foram adotadas ações de combate às perdas desde 2020 em Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia e Goianira. “Da mesma forma que a Saneago solicita à população o uso consciente da água, a Companhia também faz o seu papel atuando com firmeza no combate às perdas na distribuição. O resultado do intenso trabalho está nos números alcançados. Enquanto a média nacional de perdas atinge 40%, o de Goiás é de apenas 27% - o estado que menos perde água na distribuição em todo o País”, afirmou.

Além disso, a estatal goiana informa ter empreendido medidas outras que somadas vão garantir a continuidade do fornecimento de água no município, tais como a dragagem na Estação de Tratamento de Água no Arrozal, a interligação de dois novos sistemas ao conjunto existente, bem como o aluguel de grupos geradores de energia para serem acionados em caso de falta de energia elétrica. “Devido a todos estes esforços, a previsão é que o abastecimento se mantenha normalizado durante todo o período da Festa, bem como na estiagem”, diz a nota.

Leia a seguir, e em azul, a íntegra da nota enviada pela assessoria de imprensa da Saneago.

Nota da Saneago

Para garantir o abastecimento de água tratada com qualidade e regularidade, durante a Festa do Divino Pai Eterno, a Saneago realizou uma série de ações, com destaque para:

- Combate a perdas de água na distribuição:

Da mesma forma que a Saneago solicita à população o uso consciente da água, a Companhia também faz o seu papel atuando com firmeza no combate às perdas na distribuição. O resultado do intenso trabalho está nos números alcançados. Enquanto a média nacional de perdas atinge 40%, o de Goiás é de apenas 27% - o estado que menos perde água na distribuição em todo o País.

E isso em muito se deve à maior força-tarefa de caça a vazamentos ocultos já realizada no Brasil, que este ano segue a todo vapor. A operação teve início em janeiro de 2020. Desde então, ocorre continuamente para assegurar reforço ao abastecimento da Região Metropolitana de Goiânia. Além da Capital, a iniciativa abrange Aparecida de Goiânia, Trindade e Goianira.

- Dragagem da Estação de Tratamento de Água Arrozal: Melhorando a qualidade e aumentando a quantidade de água no manancial de abastecimento.

- Interligação de dois novos sistemas (com poços e reservatório) nos sistemas já existentes: Aumentando a produção de água para abastecimento público e a reservação.

- Aluguel de Grupos Geradores de Energia: Para atender a Estação de Tratamento de Água Arrozal e o Reservatório Santo Onofre, em caso de falta de energia.

Devido a todos estes esforços, a previsão é que o abastecimento se mantenha normalizado durante todo o período da Festa, bem como na estiagem.


Goiânia (GO), 23 de Junho de 2022

Gerência de Relacionamento com a Imprensa


Comentários