Rodovia dos Romeiros tem nova barraca da OVG e um parque temático

A estrutura deve ser permanente, ponto de acolhida para os romeiros dotada de esculturas de carro de boi, carreiro e até um cachorro

Obra de Angelos Ktenas. (Foto: Divulgação Cinq)


No sábado (25), finalzinho da tarde, o sol já se pondo no horizonte, este blogueiro trindadense resolveu enfrentar o desafio de caminhar pelos 17 quilômetros, trevo a trevo, entre Goiânia e Trindade, como fazem os romeiros em tempo de Romaria do Divino Pai Eterno, que é o caso desde a sexta-feira (24) e vai até o domingo (03/7). Afinal de contas, posso me incluir aí no rol dos “devotos do Senhor, caminhando pra Terra Santa, Velha Trindade da fé e do amor”, como canta o Valter José ou Valtinho, como queiram. A gente cansa, mas vale a pena, ô se vale!

E já vou logo dizendo que estava também de degustar outra vez pão com margarina e leite com canela, servido na barraca da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), ponto de parada obrigatório para o romeiro raiz, ora pois. E neste ano de retomada da Romaria em seu modo presencial, após dois anos seguidos em que a pandemia da Covid-19 impediu a realização de eventos desse porte, boa novidade foi dar de cara com as instalações da barraca da OVG numa forma bem mais elaborada, até com parque temático, diga-se. Ficou bacana toda vida.

No Km 10 da Rodovia dos Romeiros, também conhecido como GO-060, construíram parque municipal Trindade, o Parque dos Romeiros, com esculturas de bronze e o espaço de acolhimento para os peregrinos do Divino Pai Eterno, inaugurado na sexta-feira (24). O projeto com 9 m² é fruto de parceria público-privada entre a Prefeitura de Trindade, o Parqville Quaresmeira e a Cinq Desenvolvimento Imobiliário. E foram instaladas esculturas em bronze produzidas pelo saudoso Angelos Ktenas, falecido em 2019, retratando elementos da cultura sertaneja, como o carro de boi, o carreiro, uma família de romeiros e até um cachorro.

Melhor ainda é saber que a estrutura erguida em tempo muito curto, quase que num piscar de olhos, descontado o exagero deste que vos escreve, permanecerá servindo aos romeiros que vêm a Trindade inclusive fora da época da tradicional Romaria. “O parque é fixo e continuará instalado após as festividades ao Divino Pai Eterno deste ano. Na próxima etapa, no local também será feito um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros”, informam os responsáveis pelo projeto.

Como já disse, apreciei bastante essa iniciativa de se ter uma estrutura definitiva de acolhimento aos romeiros tanto na época da Romaria em si, mas, também, durante o ano todo, pois a peregrinação dos devotos à “Terra Santa” acontece toda semana, basta prestar atenção na rodovia. E que mais itens sejam incorporados ao parque municipal Trindade, valorizando a cultura da nossa gente. Ah, quanto a minha caminhada, correu tudo bem, deu tudo certo, apesar das dores pelo corpo todo, mas isso talvez seja assunto para um outro post.

E você aí, internauta e romeiro, se avie que ainda dá tempo de vir à Trindade nesta Romaria, tomando aqueles cuidados sanitários já incorporados ao nosso dia a dia, determinado pela pandemia, uso de máscara facial estando em público, álcool em gel sempre à mão, fé no Pai e disposição para andar rumo ao Santuário Velho, a Igreja Matriz, e tem a Igreja do Padre Pelágio. Enfim, é isso aí!


Comentários

Parabéns!
Que animação Sérgio Vieira!
Fiquei com vontade de fazer esta caminhada de fé agora.
Que todos os andarilhos do Divino Pai Eterno sejam bem-vindos!