Papo Direto: Warley Lopes Vieira, secretário de Turismo de Trindade, falou sobre a Romaria 2022

A expectativa é de um grande retorno, com tudo planejado numa união de esforços de órgãos do município, do estado e da igreja católica

Warley Lopes: Grande retorno da Romaria 2022.


Nesta quinta-feira (23), pela manhã, conversamos com Warley Lopes Vieira, secretário de Turismo de Trindade, sobre os preparativos para a Romaria do Divino Pai Eterno, a partir de amanhã, sexta-feira (24), depois de um intervalo de dois anos sem que evento tivesse condições sanitárias de acontecer no modo presencial em razão da pandemia da Covid-19. Veja a seguir os principais trechos do bate-papo com o titular do Turismo na “Capital da Fé”.

Qual é a expectativa para a Romaria 2022?

Warley Lopes – A expectativa é de um grande retorno após dois anos sem a Romaria presencial. Então a gente imagina e tem estudo feito, através de consulta, de pesquisa, de contato que a gente tem com caravanas de fora, com grupos de carros de bois, de cavaleiros, que já tem se organizado. A pandemia, de um certo modo, hoje, nos permite que isso aconteça, esse retorno, porque há uma vacina. Mesmo com as taxas de covid hoje não serem as ideais, de contaminação, mas o índice de pessoas graves, que se agravam e óbitos da doença, são baixíssimos, são muito poucos. A gente crê que vai ser um grande retorno para as pessoas virem à Trindade, professarem a sua fé. A gente imagina duas coisas. A pessoa procura a fé em duas situações, ou para pedir ou para agradecer, ou pelo amor ou pela dor. E o que mais aconteceu nos últimos dois anos foi que as pessoas tiveram sofrimento, perderam seus parentes, seus amigos, seus entes queridos, ficaram desempregadas, perderam seu comércio, fecharam suas coisas. Então as pessoas estão muito alegres, felizes, por terem passado por isso, essa grande catástrofe agora e elas estão agradecidas, estão felizes. Então tanto pelo amor ou pela dor a gente crê, acredita que as pessoas vêm à Trindade. E neste sentido, a Prefeitura, o governo municipal, o governo do estado e a própria Igreja têm se reunido há um grande tempo fazendo um planejamento para que chegasse esse momento a cidade estivesse preparada de todas as formas, na forma estrutural, na forma da infraestrutura da cidade, na forma da vigilância sanitária, na questão epidemiológica, para receber as pessoas que vêm à Trindade neste grande retorno. Então nós temos informações, hoje estamos praticamente na véspera do início da Romaria, muitas pessoas chegaram à cidade, comerciantes chegaram, devotos chegaram, romeiros, turistas chegaram. As pessoas já vêm num grande volume maior. Na Rodovia dos Romeiros (GO-060), Goiânia – Trindade, as pessoas fazendo sua caminhada, pagando suas promessas, fazendo seus pedidos. A gente acredita que teremos uma Romaria presencial, com as pessoas aqui em Trindade. E como falávamos, a união da igreja, do governo municipal e do governo do estado num planejamento para que chegasse a esse momento tudo estivesse organizado.

Blog – É possível pensar em quantidade de romeiros neste ano?

Warley Lopes – Isso na verdade é um caso complicado. A gente se baseia em pesquisa, em estudos, em contato que a gente tem, haja vista que nos últimos anos, 2018 e 2019, tivemos a Romaria presencial, com cerca de três milhões de pessoas que passaram por Trindade durante os 10 dias da festa e a gente tem a expectativa de se manter esse número, aproximar disso ou até mais um pouco, mas exatamente é muito difícil a gente dizer. Hoje temos aí 70% da rede hoteleira já reservada, ocupada. A gente crê que na próxima semana, logo no início da semana, segunda, terça-feira, isso chegue a 100% e o ponto alto mesmo, como tem sido nos últimos anos, é no tríduo final, sexta, sábado e domingo Trindade recebe o maior número de romeiros possível aqui na nossa “Capital da Fé”.

Blog – Aqueles eventos que tradicionalmente acontecem, principalmente o ponto alto é o Desfile de Carros de Boi, mantido, né?

Warley Lopes – Mantido.

Blog – No outro dia acontecia a cavalgada, o desfile dos cavaleiros e muladeiros, e neste ano vai acontecer tudo junto, por quê?

Warley Lopes – Foram inúmeras condições que chegaram a esse fator. Isso foi até pedido da própria Segura Pública, até da Polícia do Corpo de Bombeiros, da nossa equipe de organização, de colaboradores. Há um desgaste muito grande de todos em dois dias se manter desse jeito. É um consenso entre a organização e as forças de segurança para que acontecesse no mesmo dia, que houvesse um tempo hábil maior para dedicar a toda essa estrutura de organização de segurança para as outras coisas que a Romaria também pede. E vai ficar de uma forma organizada porque o desfile de carros de bois, a previsão deles é de 7:30h já ter o seu início e aí, logo na sequência, nós teremos também o desfile dos cavaleiros e muladeiros. Eles se concentram ali ao redor da Praça da Cadeia e depois, ali por volta do meio dia, vai encerrar o desfile dos carros de boi e começar os cavaleiros e muladeiros, entre meio dia e uma hora da tarde. Aí a gente separadamente vai conduzir esses dois desfile e terminando ali por volta de cinco, seis horas da tarde. A gente crê que a organização vai ficar bem. E foi feita uma visita a todos os municípios, o prefeito, uma equipe, já tem alguns meses que estão visitando as cidades, os maiores pontos de carreiros, de fluxo de carreiros que vêm a Trindade, como Orizona, Anicuns, Damolândia, tem sido conversado, debatido, isso não foi feito a toque de caixa, isso foi conversado. Quando foi colocada a estrutura, as condições que isso vai ser realizado, eles aceitaram, eles confiaram no que o prefeito planejou e organizou, então a gente crê que vai dar tudo certo.

Blog – E a adesão, quanto à participação tanto de carreiros, o maior atrativo da festa, o pessoal virá mesmo?

Warley Lopes – A gente já tem as informações que entre 80% e 85% deles que vêm à Trindade estão prontos e aptos a vir neste ano. Alguns não virão porque perderam o patriarca, a matriarca, o organizador com covid. Alguns outros estão ainda assim com infecções e não virão, mas uns 85% deles virão. E a grande maioria a gente vai atingir o ponto máximo da participação deles na Romaria e também no desfile.

Blog – Alguma coisa diferente, digamos, para este ano?

Warley Lopes – Sim, uma maior fluidez na própria logística do desfile. O ponto que era dentro do Carreiródromo, ponto alto, o palco, a arquibancada, foi passado para debaixo da estrutura do centro de eventos e feiras para ter maior comodidade. Então assim mais sombra, mais arejado, uma estrutura vai ficar mais bonita. A própria saída é um nível de organização maior. Existe uma equipe hoje que vai controlar aquela chegada deles ali que era um problema de onde chegavam várias comitivas, todos queriam entrar ao mesmo tempo. Então isso tudo já foi pensado, já organizado. São detalhes que ao longo dos anos e as coisas vão se aprimorando.

Blog – Quantas pessoas envolvidas na Festa de Trindade?

Warley Lopes – Da nossa Secretaria, aproximadamente, 50 pessoas, da estrutura geral, da organização, de tudo o que a Prefeitura disponibiliza para trabalhar, são 1,2 mil pessoas e mais o contingente do Estado, que é a equipe de Saúde, trabalhadores da barraca da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), na Rodovia dos Romeiros, as forças de segurança que estão muito bem preparadas. Só a polícia militar terá cerca de três mil homens que vão passar Trindade, cerca de 400 bombeiros trabalharão aqui, mais o pessoal da polícia civil que foi reforçada. Então é uma estrutura muito grande para que tudo aconteça devidamente conforme seu planejamento e o seu lugar.


Comentários