No Dia do Meio Ambiente falamos com o secretário Roberto Badur

Revitalização dos mananciais, preservação, campanha pelo descarte correto de entulho e ação mais próxima à população foram os destaques trazidos pelo secretário



Neste domingo (5), é celebrado o Dia do Meio Ambiente, e fizemos contato com Roberto Ibrahim Brihi Badur, secretário Municipal de Meio Ambiente de Trindade, com o objetivo de obtermos um pouco mais de informações a respeito das atividades em andamento nesta pasta de fundamental importância para a sociedade.

A intenção, claro, é aproveitar a data e chamar a atenção do internauta que de vez em quando nos brinda com o prestígio de sua visita a este espaço, para a questão ambiental, da preservação do meio ambiente, da conservação, por exemplo, dos mananciais não tão abundantes de água na “Capital da Fé”. O secretário topou a parada e por meio de um aplicativo de mensagens ele nos posicionou sobre as principais medidas em andamento sob sua gestão.

Perguntamos ao secretário qual o projeto municipal de proteção ao meio ambiente vem sendo aplicado sob sua gestão? Se tem havido ações de conservação dos mananciais do município? Como já houve denúncia quanto ao descarte de esgoto irregular em Trindade, se isso não ocorre mais? Como está, de um modo geral, a gestão da área ambiental em Trindade? Roberto Badur comentou as rápidas palavras a situação e ainda nos convidou para conhecer melhor, in loco, algumas das ações em curso na área e desejou “um feliz dia mundial do meio ambiente”. Leia a seguir os esclarecimentos trazidos pelo secretário Roberto Badur.

Roberto Badur

Águas e árvores

Este é um assunto complexo e realmente é um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos. No curto prazo, estamos trabalhando com a revitalização na parte de águas. Então é o primeiro assunto, águas. Estamos trabalhando com a revitalização de nascentes. Estamos fazendo um acordo com a Saneago para reflorestar nascentes e cuidar dessas nascentes com mais carinho do que se teve até hoje. Então nessa semana agora, que entra, comemoramos a nossa semana nacional do Meio Ambiente, do dia 6 ao dia 11. Estaremos inclusive fazendo o replantio de uma das nossas nascentes junto com a Saneago. Vamos fazer uma palestra para escolas. Vamos fazer o replantio de árvores no Parque Lara Guimarães e lá na Estação Ecológico do Barro Preto e em alguns outros locais da cidade. Nessa semana serão plantadas, aproximadamente, entre 1,4 mil e 1,5 mil árvores. Não vamos plantar muito porque vamos ter que continuar regando para cuidar. Então a parte de águas e a parte de replantio estará acontecendo isso”.

Preservação

Temos o mapeamento realizado da cidade, temos já a avaliação das migrações dos nossos pássaros, das nossas aves. Então já temos o mapeamento completo da saída lá divisa com Goianira chegando aqui no Monte Cristo de um bando com, aproximadamente, mil garças. Elas fazem esse trajeto todo dia de manhã indo para Goianira e voltando para dormir no Monte Cristo, à noite. Os locais de pouso já foram detectados, já estão preservados e estão sendo reflorestados ainda mais. Na parte de animais, de fauna silvestre, estamos fazendo, terminando todo o mapeamento dentro do município, coisa que também nunca foi feito antes”.

Dejetos sanitários e descarte de entulho

Com relação de afastamento sanitário, não ocorre mais despejos nos rios. Nós estamos hoje com processo de universalização junto com a Saneago e BRK, embora a construtora da BRK tenha dado muito trabalho para a gente até agora, mas eles estão se enquadrando. Estamos com um processo de trabalho em conjunto para evitar qualquer tipo de desgaste ou descarte irregular. Os descartes irregulares já estão todos eles sendo sanados. O maior problemas que temos, e estamos iniciando uma campanha, é uma campanha com descartes de entulho de construção, de restos de podas de árvores, de galhadas, que empresas particulares estão fazendo em locais indevidos. Nós já pegamos algumas em pleno flagrante. Elas estão sendo multadas e perderão sua opção de operação na cidade de Trindade, que já é a terceira, quarta, quinta vez que a gente está notificando e as pessoas não fazem o menor esforço. Essa é uma das coisas, uma campanha que estamos iniciando agora na semana que vem pelo descarte correto desse material. Temos um aterro sanitário que pode receber, nós não estamos cobrando pra receber. Nós estamos assentando o material de maneira correta sem nenhum tipo de problema. Então o que a gente espera é que as pessoas entendam e procurem também. As empresas precisam procurar a Secretaria de Meio Ambiente também para se informar melhor. Temos algumas situações que foram lavradas multas de valores razoáveis e foi explicado para empreendedores que eles, no caso de dúvidas, procurem a Secretaria e a gente tem o dever de orientar e não de multar. A gente só multa porque comentem-se deslizes e crimes ambientais, mas a melhoria na cidade de Trindade já foi muito grande nesse ano e meio”.

Ação junto à população

Já temos uma ação muito mais próxima da população e o entendimento muito mais próximo. Nosso ciclo de educação ambiental para as crianças está fazendo efeito, trazendo aprendizado para a população, que é importante. E nós estamos trabalhando cada dia mais perto da população para que ela nos ajude a manter a nossa cidade como uma cidade que está caminhando para a solução de uma cidade verde. É um dos grandes objetivos que nós temos, e a gente quer conseguir”.


Comentários