Germano José Ferreira chega aos 70 anos!

Sexta-feira teve trindadense ilustre comemorando 70 aniversários e cobrando respeito ao seu direito de ir e vir em segurança pelas calçadas nas ruas e avenidas de Trindade

Marcone Vieira e Germano Ferreira.


Nesta sexta-feira (18), à tarde, estive com um amigo querido que completou hoje 70 anos de idade. É isso aí! Hoje é aniversário do Germano José Ferreira, eletricista dos bons, gente boa toda vida, pode apostar nisso que estou dizendo. Um dos eletricistas mais concorridos da cidade, político também, criador de passarinhos, tudo registrado, diga-se, e gente boa demais da conta. À tarde, acompanhado do Marcone Vieira da Cruz, outro eletricista fera absurdo e pupilo do Germano, diga-se, cumprimentamos o novo septuagenário da “Capita da Fé”.

O Germano, nos últimos dois anos, enfrentou vários perrengues e, como ele próprio diz, só está aqui entre nós pela graça divina. “Estou firme e com fé mesmo em Deus. Só estou vivendo pela fé que eu tenho em Deus”, afirma reiteradamente.

Ocorre que depois sofrer muitas dores nas pernas, em 23 de novembro de 2019, Germano teve a perna esquerda amputada. E logo no dia 15 de dezembro do mesmo ano, foi a vez de ter que amputar a perna direita devido a trombose. No dia 5 de janeiro de 2020, eis que sofreu um infarto, precisou ser operado, sendo que nos meses de maio e setembro daquele ano passou por várias cirurgias cardíacas.

Germano ainda mantém firme sua vontade de viver, a disposição para cuidar dos seus negócios como a criação da pássaros, canarinhos belgas, vale lembrar. “Sou feliz demais da conta, a começar pela família que eu tenho, pelos filhos que eu tenho”, revela emocionado. Em todos os momentos ao longo do tratamento e cirurgias, Germano chama a atenção para a dedicação dos familiares e amigos com ele. “Minha filha, por exemplo, nunca me deixou sozinho hora nenhuma toda vez que precisei ficar internado”, lembra.

Agora que se locomove sobre uma cadeira de rodas motorizada a energia elétrica, Germano Ferreira não demonstra ressentimento algum, ao contrário, sempre agradece a Deus pelo dom da vida, porém, ciente de seus direitos de cidadão que deseja se deslocar pela cidade e em segurança, cobra sim o respeito de todos os responsáveis pela manutenção das vias públicas em condições de mobilidade para todas as pessoas. “Agora eu vou querer viver com dignidade”, avisa.

Dia desses Germano fez um passeio por algumas ruas e avenidas centrais de Trindade e de celular nas mãos foi gravando imagens que mostram os obstáculos que impedem os cadeirantes de se deslocarem em segurança pela cidade. “Eu quero que eles me deem respeito. Não podem fazer isso que estão fazendo com os cadeirantes daqui não”, protesta.



As calçadas das ruas e avenidas há muito tempo viraram extensão das lojas, bares e restaurantes na “Capital da Fé”, não há como negar isso. Basta uma saidinha de casa para se constatar esta realidade que impede cadeirantes e demais portadores de necessidades especiais em seus deslocamentos pela cidade. Os caras colocam todo tipo de obstáculos nos espaços que deviam estar livres e seguros para pedestres e portadores de necessidades especiais transitarem. No entanto, lojas fazem a exposição de mercadorias, criam vagas de estacionamento nas calçadas, nada de sinalização piso e o cadeirante, por exemplo, acaba se colocando em risco transitando pela rua mesmo. Uma situação absurda, diga-se.

Inconformado com o descaso reinante na sociedade como um todo, Germano Ferreira levou o material que ele próprio produziu ao conhecimento da 2ª Promotoria de Justiça de Goiás, na Comarca de Trindade. No documento, o nosso aniversariante expôs o perigo ao qual estão sujeitos pedestres em geral e cadeirantes em especial, em razão das calçadas estarem se tornando verdadeiras ciladas para essas pessoas. “Venho procurar ajuda no Ministério Público para que haja fiscalização, antes que aconteça algo pior”, alerta. Enquanto isso, Germano segue esperando pela resposta dos poderes constituídos, como se diz.

E com isso, cumprimentamos o ilustre aniversariante de hoje, Germano José Ferreira, rogando ao Divino Pai Eterno que continue lhe prodigalizando graças, saúde, vida e força de vontade para viver. Apelamos também, às consciências das pessoas para que devolvam as calçadas de Trindade para os pedestres, portadores de necessidades especiais e cadeirantes. Claro que as autoridades municipais também deveriam cuidar melhor disso. Não é mesmo? Penso que este seria um presente e tanto para o Germano e diversos outros cidadãos e cidadãs desta “Velha Trindade da Fé e do Amor”, como canta o Valter José. E nos mais, parabéns, Germano! Feliz aniversário!



Comentários