Você tem fome de quê?

Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas lançaram campanha nacional de conscientização para o combate à fome no país



O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN) iniciaram na sexta-feira (25) a campanha “Você Tem Fome de Quê?”, em alusão ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição, que se comemora em 31 de março.

Com esta ação os dirigentes dos conselhos regionais pretendem sensibilizar os nutricionistas, estudantes de Nutrição e técnicos em Nutrição e Dietética, a sociedade civil organizada e gestores para uma reflexão sobre o estado de insegurança alimentar de mais de 118 milhões de pessoas e dos cerca de 20 milhões que estão passando fome no Brasil.

A iniciativa traz a música “Comida”, da banda Titãs, como tema para sensibilizar as pessoas a respeito dos problemas decorrentes da insegurança alimentar, justamente no país que mais produz alimentos no mundo. Os organizadores prometem a utilização de peças que irão remeter à degradação humana pela fome em todas regiões, no campo e na cidade.

Pelas redes sociais serão exibidos um filme de 45”, no dia 28 de março e a finalização da campanha terá ações com a projeção mapeada na fachada do Museu Nacional em Brasília (DF), a partir das 19h, do dia 31/3 (quinta-feira), apresentando peças e frases de impacto a fim de chamar a atenção da sociedade para este grave problema da fome.

Números
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), existem 811 milhões de pessoas no mundo passando fome. No Brasil, os últimos levantamentos realizados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN - 2021), em cerca de 55,2% dos domicílios os habitantes conviviam com a insegurança alimentar (IA), um aumento de 54% desde 2018 (36,7%).

Em números exatos, 116,8 milhões de pessoas estão em situação de IA e 19,1 milhões em situação de IA grave. Porém, especialistas destacam que esse número já deve ser superior às 20 milhões de pessoas com fome no Brasil. (Informações do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas)


Comentários