Vereador Edson Cândido sofre acidente doméstico mas passa bem

Parlamentar trindadense deverá cumprir repouso de sete dias, segundo recomendação médica

Vereador Édson Cândido. (Foto: Reprodução/Instagram)


O vereador doutor Édson Cândido (PDT postou em suas redes sociais, neste domingo (13), fotos dele próprio sobre uma maca do Hospital Jardim América, em Goiânia, recuperando-se de acidente doméstico. O advogado e político trindadense estava em sua chácara, no município de Santo Antônio, quando sofreu uma queda ao descer pela escada de acesso ao pavimento superior da residência. O tombo provocou hematoma subgaleal (popular galo) na cabeça, o rosto ficou um pouco inchado e um dente foi quebrado, conforme diagnóstico mediante a realização de Tomografia Computadorizada do Crânio, ontem à noite mesmo. O político queixa-se de dores nas costelas e nas pernas, porém já se encontra em casa e deverá ficar em repouso. Nota divulgada pela assessoria do parlamentar informa ter sido “constatado uma lesão na cabeça na parte exterior e após ter sido realizado o exame de Raio-X foi constatado fratura na costela ‘trincamento’. Também foram identificados lesões na coxa, perna, queixo, e no lado direito de sua face além, de um dente superior (incisivo central) quebrado”.

Acidentes domésticos

Dentre as causas mais frequentes de a acidentes domésticos, as quedas têm destaque. Pessoas de várias idades são vítimas em ocorrências do tipo. Embora quando se trata de crianças e idosos vale prestar muita atenção nos cuidados, o fato é que independentemente da idade é preciso ficar muito atento nestes casos. Se é verdade que “prevenir é melhor do que remediar”, convém adotar medidas capazes inclusive de atenuar os riscos de acidentes, como instalando barras de segurança em escadas e banheiros, colocar redes de proteção em janelas, evitar tapetes e móveis no caminho de pessoas idosas ou com limitação de movimentos, usar pisos antiderrapantes em áreas molhadas, casos de cozinha e banheiro, não deixar fios expostos pelos cantos da casa, menos ainda por onde as pessoas transitam normal e frequentemente.

Crianças e idosos

Como se já dissemos, os acidentes domésticos têm ocorrência muito comum e dados do Ministério da Saúde (MS), de 2018, apontam esses eventos como causa principal inclusive de óbitos infantis, relativos a indivíduos de até 14 anos. Por ano, em torno de 3,6 mil crianças são vítimas fatais de acidentes em casa, enquanto que outras mais de 110 mil acabam hospitalizadas.

Outro grupo de pessoas que acabam sendo vítimas destes eventos acidentários nos limites da própria residência, são os idosos, sobretudo aqueles com idade superior a 60 anos. Números da Universidade de São Paulo (USP) revelam que 29% deste público sofrem quedas todo ano. Antes da pandemia da covid-19, este número girava ao redor de 13%.

Vereador

Retomando para concluir, o vereador doutor Édson Cândido informa que estará de repouso pelos próximos sete (7) dias, atendendo recomendação médica. “Graças a Deus não nada tão grave e estou em recuperação aqui”, afirmou. Leia a seguir, em azul, a íntegra da nota divulgada pela assessoria do político.

Nota oficial

Dr. Edson Cândido está em sua residência, se encontra em estado de recuperação e está sendo medicado, já foi realizado o exame de Ultrassom e Tomografia. Foi constatado uma lesão na cabeça na parte exterior e após ter sido realizado o exame de Raio-X foi constatado fratura na costela "trincamento". Também foram identificados lesões na coxa, perna, queixo, e no lado direito de sua face além, de um dente superior (incisivo central) quebrado.

Após todos os procedimentos já realizados foram identificados 7 lesões em todo o corpo. Edson Cândido amanheceu em situação estável e se encontra muito melhor que antes, apenas sentido fortes dores no dente e em sua costela.


Comentários