"Governador Ronaldo Caiado, um excelente governador", por Jânio Darrot

A afirmação foi feita na manhã deste sábado, em Jaraguá, durante grande reunião política de Caiado e aliados

Jânio Darrot elogiando Caiado. (Foto: Reprodução)



No "Encontro do União Brasil e partidos aliados", realizado na manhã deste sábado (26), em Jaraguá (GO), o prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota), teve direito a um breve pronunciamento de agradecimento ao chefe do Executivo estadual, enaltecendo as realizações do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) que beneficiaram a "Capital da Fé" e a região metropolitana, destacando a criação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município. "Quero dizer ao senhor o nosso muito obrigado pelo trabalho realizado no nosso município, na região metropolitana como um todo, custeando o transporte coletivo, instalando hospitais, UTIs. Trindade, a primeira vez em 100 anos, demorou 100 anos para ter leitos de UTI. E nós estamos aqui para dizer o nosso muito obrigado. E assim, no mérito do senhor no trabalho de toda essa equipe, nós, a nossa equipe, Jânio e eu estamos com o governador Ronaldo Caiado", discursou Marden Júnior.

Na sequência, foi a vez do empresário e ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (Patriota), discursar rapidamente também incensando o governador Caiado, alvo até poucos dias, de ácidas críticas de Darrot, também ex-presidente regional do PSDB. "Eu quero aqui dizer a vocês. Todos os prefeitos que estão aqui, governador, quando eu fui prefeito, sabem o quanto o segundo mandato é mais produtivo ainda do que o primeiro. Governador Ronaldo Caiado, um excelente governador! E no próximo mandato será muito melhor ainda. Vamos juntos, gente! Vitória!", discursou.

Normal político mudar de lado, trocar aliados antigos por novos, transformar apoiadores de ontem em adversários do hoje em dia, como se diz; isso ocorre o tempo todo, sobretudo em períodos eleitorais e as forças político-partidárias estão em movimento se preparando para a disputa pelos postos de comando nos poderes Executivo e Legislativo, nas esferas federal e estadual, nas eleições de outubro deste ano. Mudanças de discursos acontecem demais da conta nessas situações.

Muito bem, a coisa é assim mesmo, porém é difícil de entender o funcionamento da cabeça dos líderes políticos que desandam a criticar os outros colegas de atividade para dali a pouco, sendo conveniente para si e seu grupo, passar a tecer elogios com a mesma intensidade, mas com sinal trocado. O que merecia escárnio e ironia, passa a ser objeto de consideração e autenticidade, por exemplo. Isso é algo tão antigo quanto andar para frente, mas diminui sobremaneira a credibilidade dos políticos junto à população.

A mudança abrupta da relação de Darrot (de crítico ácido a apoiador elogioso) em relação ao governador Caiado desgasta o ex-prefeito, corrói o seu capital de credibilidade popular diante do eleitorado trindadense, não há dúvida. No entanto, se isso terá força para o inviabilizar eleitoralmente nas pelejas eleitorais e locais, vamos ficar sabendo no futuro até bem próximo. Talvez a apuração dos votos nas urnas lá em outubro já nos digam alguma coisa a este respeito. Aguardemos.

E assim, internauta que de vez em quando nos visita aqui neste blog, o governador Caiado segue pavimentando seu caminho rumo à conquista de novos quatro anos na condição de "inquilino da Casa Verde" (alô, Hélio Rocha!), comandante da máquina estatal goiana e principal líder político de Goiás, numa caminhada por enquanto bastante tranquila, sem maiores empecilhos. Ah, e ele continua, de lambuja, cuidando bem da própria credibilidade.


Comentários