Nascem os primeiros bezerros por transferência de embriões na Fazenda Escola UniGoyazes

“Atingimos nosso objetivo e estamos muito felizes com isso”, afirmou Bruna Silva

Neste semestre, o Centro Universitário Goyazes (UniGoyazes) está desenvolvendo projetos muito interessantes e de grande valia para os alunos. Um deles é a transferência de embriões realizada na Fazenda Escola UniGoyazes. Na última semana, nasceram a primeira fêmea a partir dessa técnica, que foi batizada de Maya da Goyazes; e o primeiro macho, que recebeu o nome de Raj da Goyazes. Outros dois filhotes, Garjan da Goyazes (macho) e Shanti da Goyazes (fêmea) também vieram ao mundo.

Na Índia, Maya está relacionada à mãe, e Raj, ao rei. De acordo com o reitor da UniGoyazes, Dr. Carlos Botelho, os bezerros são filhos de Nelore Puro de Origem, raça originária daquele país. Eles foram gerados com vacas doadoras do plantel e touros do banco de sêmen, todos da UniGoyazes. Segundo ele, a Instituição está trabalhando com Nelore comercial, PO, POI e Lei. 

“A UniGoyazes possui um banco de sêmen bovino Nelore com quase todas as linhagens da raça disponíveis no Brasil. Nós temos alguns touros Lei Njop que adquirimos recentemente, que está no topo da cadeia Nelore, e também algumas fêmeas. Ou seja, estamos com um banco genético muito bom, e agora começamos a colher o resultado disso”, acentua Dr. Carlos Botelho.

Genética Goyazes
A zootecnista Prof. Drª Bruna Silva, diretora da Escola Superior de Ciências Agrárias, explica que a inseminação in vitro obteve 30% de taxa de efetividade de transferência, o que resultou em oito embriões. “Atingimos nosso objetivo e estamos muito felizes com isso!”. Além dela e do reitor, a equipe é composta pelo médico veterinário Dr. Thiago Diesel, técnico clínico que atua com muita propriedade em reprodução animal, e José Vicente, diretor administrativo da Fazenda Escola.

A proposta da UniGoyazes é que os alunos aprendam a lidar com transferência de embriões, inseminação artificial e os trabalhos com genética que podem ser feitos com os animais. É um estudo na prática que leva à pesquisa de qualidade, de histórico das bases do gado que veio da Índia, de ganho de peso, das possibilidades de pastagem, e a viabilidade de se tornar um negócio.

Melhoria
São animais de elite que estão sendo tratados com toda seriedade que o cultivo exige. “No fim, nós almejamos a melhora do padrão de todo o rebanho, para que o pequeno produtor tenha também a melhora da qualidade do seu gado como os grandes produtores têm, e isso é proporcionado por meio dos estudos que a UniGoyazes realiza”, almeja Dr. Carlos. “É um trabalho longo, difícil, mas extremamente gratificante. É muito bom ver o resultado genético acontecendo com tanta qualidade!”, comemora. (Antonio Erasmo, da Assessoria de Comunicação e Marketing da UniGoyazes).

Comentários