Saneago e BRK tratam 8 milhões de litros de esgoto por dia em Trindade e ajudam a preservar mananciais

Importância do tratamento é reforçada no Dia Mundial da Água, pois colabora para despoluição de rios e córregos do município

Estação de Tratamento de Esgoto Ipê. (Foto: Divulgação)



No Dia Mundial da Água (22 de março), a Saneago e a BRK, empresa subdelegada para os serviços de esgotamento sanitário em Trindade, reforçam seu compromisso com o tema e alertam sobre a importância da preservação deste recurso natural, fundamental para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A data também é uma oportunidade para destacar os resultados e, principalmente, os benefícios dos serviços de esgoto para a despoluição e garantia de água limpa nos mananciais do município.

Atualmente, Trindade possui 74.726 moradores atendidos com esgotamento sanitário e 409 quilômetros de rede coletora em funcionamento. Diariamente, 8 milhões de litros de esgoto são tratados na cidade. Para tanto, o município conta com as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Barro Preto e Ipê e com sete Estações Elevatórias de Esgoto (EEE). Este tratamento colabora para a despoluição do Ribeirão Mato Grosso e do córrego Barro Preto, pois impede o lançamento nestes mananciais do esgoto da cidade.

Preservação ambiental

Evitar que os mananciais sejam poluídos pelo lançamento de esgoto é uma ação fundamental para a preservação da água e de todo o ecossistema daquele rio ou lago. O esgoto doméstico é composto por água (99%) e sólidos (1%). Esses rejeitos sólidos são, em sua maioria, constituídos por matéria orgânica em decomposição, originada de fezes e de atividades humanas em pias, tanques, máquinas de lavar, chuveiros, entre outros.

Neste sentido, a Saneago e a BRK têm como meta a universalização do esgotamento sanitário em Trindade, ampliando para 90% da população atendida com água tratada a disponibilização dos serviços de coleta e afastamento de esgoto, incluindo um sistema de estações de tratamento capaz de receber todo o esgoto coletado, tratando-o de forma eficiente, de acordo com os padrões exigidos pela legislação. (Da Assessoria de Imprensa da Saneago)


Comentários