Profissionais de Educação Física da UniGoyazes falam sobre licenciatura e formação escolar em programa de rádio

Educação Física proporciona aos alunos uma oportunidade nos esportes, uma Educação Física social que ultrapassa os limites da escola

Professores Taysa Cristina e Hederson Pinheiro. (Foto: Reprodução)


Com o tema “Educação Física Escolar e Formação Esportiva”, o Conexão UniGoyazes do dia 26 de março, recebeu a Professora Mestre Taysa Cristina, coordenadora do curso de Educação Física e Vice-Diretora da Escola Superior de Saúde; e o Professor de Educação Física Hederson Pinheiro, coordenador de Estágios da UniGoyazes, e servidor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Trindade.

O jornalista Antonio Erasmo conduziu o programa de rádio como um debate. Houve participações de ouvintes via WhatsApp, por ligação e também pelo Instagram. “Quando falamos de Educação Física Escolar, estamos nos referindo àquela aula no sol forte, às duas horas da tarde, mas também falamos de uma Educação Física que proporciona aos alunos uma oportunidade nos esportes, uma Educação Física social que ultrapassa os limites da escola”, colocou a Professora Taysa.

Ela reforçou dizendo que o curso de Educação Física Licenciatura da UniGoyazes vem formando profissionais para atuarem no atual mercado, que mudou bastante. Segundo a professora, essa retomada pós-pandemia está sendo um desafio, pois foram dois 2 anos parados, então esse retorno está um pouco lento. “Além dos alunos terem uma nova perspectiva na questão pedagógica e na formação esportiva, com esse retorno das atividades pós-pandemia, nós recebemos mais valorização, devido a população ter percebido a importância das atividades físicas”, acentuou Taysa Cristina.

Ao questionar sobre a diferença entre Educação Física Bacharelado e Licenciatura, o Professor Hederson Pinheiro respondeu de maneira didática: “Atuando como professor no ambiente escolar, é o profissional de Educação Física licenciado. Agora, ao preparar uma equipe para disputar campeonatos e competições, trata-se do profissional de Educação Física bacharelado”.

De acordo com ele, é possível cursar licenciatura e bacharelado na UniGoyazes. “O aluno escolhe a primeira graduação, se forma, e depois pode aproveitar disciplinas que o possibilitem a se graduar na sua segunda formação mais rápido. Esse complemento leva em média um ano e meio”, explicou. (Assessoria de Comunicação e Marketing da UniGoyazes)

Comentários